domingo, maio 18, 2008

A política de Norton de Matos para Angola

As Edições MinervaCoimbra promoveram em Lisboa o lançamento do livro "A política de Norton de Matos para Angola 1912-1915", da autoria de Maria Alexandre Dáskalos. A obra foi apresentada pelo historiador Armando Malheiro da Silva, para quem a autora tem uma "escrita empolgada e desenvolta" e cujo livro representa "um contributo para as historiografias colonial portuguesa e sobre Angola".

Estudar Norton de Matos — Governador-Geral de Angola entre 1912 e 1914 — constitui também "uma incursão pela 'tarefa ingente' de pensar e perspectivar a Angola de hoje (independente desde 1975 e a viver, agora, o rescaldo superador de uma guerra fraticida, longa e apocalíptica), recuando no tempo o necessário para se compreender a dinâmica e os contornos complexos do processo histórico angolano moderno, balizado entre o final da Monarquia Constitucional e o eclodir da guerra colonial em 1961", refere o historiador.

Tal como confirma a análise de Maria Alexandre Dáskalos, também Armando Malheiro da Silva admite pensar da obra e acção do general em prol de um colonialismo perpetuador. "A concepção colonial de Norton de Matos, fruto de uma época e de uma mentalidade, baseou-se utopicamente na idealização do papel de Portugal como potência civilizadora com vocação e destino especiais, ditados pelo legado da ínclita geração e pelo 'caso brasileiro' no modo de relacionar-se com diferentes povos e culturas", refere.

"Uma concepção de colonialismo nacionalista e moderno capaz de articular vários matizes diferentes como o socialismo utópico, o eurocentrismo antropológico, o demoliberalismo político, o humanismo maçónico e o capitalismo de caris keyneseano avant la lettre", acrescenta ainda o apresentador da obra "A política de Norton de Matos para Angola 1912-1915".

Maria Alexandre Dáskalos, por seu turno, considera que o trabalho sobre a política de Norton de Matos para o primeiro período de governação coloca várias questões a nível da História. Desde logo uma questão de partilha. “A história colonial faz parte, neste caso, da História de Portugal pois é o estudo do paradigma de uma figura de excepção da História contemporânea portuguesa”, afirma.

Uma segunda questão “é ser uma história conjuntural quando muitos académicos desta área defendem a longa duração pelas características das chamadas sociedades frias africanas e pelo carácter da presença portuguesa no império africano até ao Ultimato”, acrescenta a autora.

“Ao entender que esta história sobre um curto período de tempo merecia um estudo aprofundado foi porque entre 1912 e 1915 Norton de Matos, ainda que dando continuidade a políticas herdadas da monarquia liberal, lançava as bases da Angola da modernidade que sobreviveu mesmo depois da independência”, refere Maria Alexandre Dáskalos.

A historiadora, que pretende continuar com actual investigação com vista a um trabalho mais aprofundado, recordou ainda que ao período analisado neste seu livro estão ligadas várias polémicas. Uma, que se pretende esclarecer na obra, “é que a colonização de base não era de degredados mas sim de emigrantes pobres”. Outra “é que no primeiro mandato, contrariando outros estudos, podemos afirmar que houve uma aliança entre os angolenses e Norton de Matos”.

Maria Alexandre Dáskalos nasceu no Huambo (Angola) em 1957. Integrou a Comissão Nacional de Dinamização de Cooperativas (Gabinete do Primeiro-Ministro), em Angola, em 1975-1976. Fez parte da Direcção Nacional de Formação de Quadros no Ministério da Agricultura e foi funcionária do Departamento para o Desenvolvimento Industrial das Nações Unidas em Luanda (1982-1985). Foi directora da empresa de formação informática Datangol (1988-1991). De 1979 a 1981 frequentou o curso de História na Universidade Agostinho Neto, tendo-se aí iniciado nos estudos africanos, particularmente na história de Angola. Ainda em 1911 saiu a sua primeira obra como poetisa.

Em 1992 radicou-se em Portugal. Desde 1996 é comentadora de actualidade política na RDP África. Em 2000 licenciou-se em História e em 2005 obteve o grau de mestre em História dos séculos XIX e XX, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Actualmente é doutoranda naquela instituição, onde também é investigadora, no Instituto de História Contemporânea.

Dedicando-se à História angolana colonial, colaborou em vários periódicos, nomeadamente nas revistas Angolê e Ler História.